Petrobras . Agência Petrobras

OndAzul lança projeto de reciclagem de garrafas PET

Publicado em: 22/05/2006 00:00:00

FOTO DIVULGAÇÃO PETROBRAS

A Fundação OndAzul lançou, no dia 6 de maio,  no Bairro da Paz, em Salvador, o projeto Tudo se Transforma - uma usina de reciclagem de garrafas PET para a fabricação de móveis a partir do reaproveitamento de embalagens usadas. A usina vai funcionar na Tancredo Neves, número 46, principal rua do bairro.
 
O objetivo do projeto é formar um empreendimento auto-sustentável voltado para a produção de móveis, inicialmente pufes, feitos com garrafas PET usadas. A usina deve gerar renda para 28 jovens do Bairro da Paz, que vão gerenciar o projeto, e para os catadores de material reciclado, que serão fornecedores da matéria-prima.
 
As garrafas PET, um dos materiais mais utilizados pela indústria de embalagem, entopem galerias pluviais, tais como bocas de lobo e canais, além de ocuparem espaço em lixões e aterros sanitários. De acordo com Rosemberg Pinto, gerente regional de Comunicação Institucional da Petrobras no Nordeste, a empresa, ao apoiar este projeto, dá prosseguimento às ações ambientais que visam à melhoria da qualidade do meio ambiente urbano. "Já patrocinamos em Salvador a rede Catabahia, que tem contribuído para elevar a auto-estima dos catadores. Agora apoiamos o projeto Tudo se Transforma, buscando orientar as comunidades a desenvolver a coleta seletiva, gerar renda para a população jovem e aumentar a vida útil dos aterros sanitários", diz Rosemberg.
 
"O lixo urbano tem contribuído para inundações e deslizamentos, gerando perdas materiais e humanas nas comunidades carentes de Salvador. Além disto, o acúmulo de garrafas PET polui visualmente as lagoas, rios e praias, com conseqüências negativas para a qualidade de vida e para o turismo, uma das principais atividades econômicas da cidade", observa Armando Almeida, presidente da OndAzul.
 
Coleta seletiva
 
Segundo Goia Lyra, coordenadora do Projeto Tudo se Transforma, é fundamental sensibilizar as comunidades envolvidas no projeto sobre a importância da coleta seletiva dos resíduos sólidos, promovendo a seleção do lixo doméstico, principalmente, o destinado ao projeto. Ela destacou que por meio da atividade da usina, o projeto pretende promover um novo comportamento em relação à questão ambiental, não apenas por parte dos jovens que formarão o empreendimento, mas por toda a comunidade.
 
Participam ainda do projeto o Instituto Apompaz, que é formado por um grupo de jovens do bairro, e tem como objetivo desenvolver projetos e ações sociais para a comunidade local. Já foram realizadas oficinas para definir a estratégia e os critérios de seleção dos 28 jovens que farão parte da usina. O trabalho está sendo acompanhado por um especialista em empreendimentos associativos. O processo de formação dos jovens conta com oficinas de meio ambiente e de gestão de negócios. A idéia da usina de reciclagem de garrafas PET usadas veio da experiência realizada pelo projeto Reciclagem & Cultura, na comunidade de Vigário Geral, no Rio de Janeiro.
 
×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE