Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras inaugura unidade de biodiesel com tecnologia inovadora

Publicado em: 19/05/2006 15:16:25

FOTO STÉFERSON FARIA

A Petrobras inaugurou no dia 19 de maio, no Pólo Industrial de Guamaré, Rio Grande do Norte, uma planta experimental de Biodiesel com tecnologia inovadora. Ao contrário da primeira planta piloto, também no Rio Grande do Norte, nessa unidade será produzido biodiesel diretamente a partir do grão, o que permitirá, após sua implementação, uma relação direta entre o produtor da mamona e a Companhia. "Essa planta, única no mundo, vai produzir biodiesel diretamente a partir do grão. Depois de passada pelos testes vai criar uma fonte direta do produtor da mamona, que entrega a saca para a produção de biodiesel sem precisar do esmagamento, sem necessitar da produção do óleo vegetal", observa o presidente da Petrobras Jose Sérgio Gabrielli.

 

O cultivo de oleaginosas que servirão de insumo para a produção de biodiesel deverá gerar emprego e renda para cinco mil famílias no Rio Grande do Norte. Estimam-se em 11.500 hectares de mamona e 1.500 hectares de girassol as áreas que serão cultivadas em todo o Estado, para o fornecimento de matéria-prima, após o início da produção em escala industrial.

 

Na ocasião, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, também assinou um Protocolo de Entendimentos entre a Companhia e o Governo do Rio Grande do Norte, relacionado à implantação de projetos futuros da empresa no Estado. "Nesse protocolo nos comprometemos com ações que incluem estudos para novos projetos na área petroquímica, o desenvolvimento de mecanismos para distribuição de gás natural no interior do Estado, programas sociais, além do compromisso de expansão das atividades da Petrobras no Rio Grande do Norte", ressaltou Gabrielli.

 

O forte engajamento da Petrobras ao Programa de biocombustíveis, associado a sua relevância no que se refere ao desenvolvimento tecnológico e social do País, foi reafirmado pelo presidente "É um programa que permite a incorporação de milhares de famílias na geração de combustíveis. Além disso, no dia 18 de maio, em Brasília também anunciamos outro tipo de produção inovadora, o H-biodiesel, que vai usar o óleo vegetal diretamente na refinaria para produzir um óleo de melhor qualidade".

 

Ainda nesse contexto, o presidente enumerou as rotas tecnológicas da Petrobras na produção de biocombustiveis. "Temos três rotas tecnológicas relacionadas à produção vegetal: gerar grãos e dos grãos produzir biodiesel, gerar biodiesel a partir do óleo vegetal e produzir diesel a partir da mistura do óleo vegetal ao petróleo".

 

A Petrobras também planeja ampliar a diversificação da produção de combustíveis, na cidade de Candeias (Bahia), Montes Claros (MG), em Quixadá (CE). "Ampliar a diversificação da produção de combustíveis é uma tarefa fundamental. Por isso, além dessas plantas em Guamaré, temos um projeto para iniciar a produção em escala industrial, na cidade de Candeias (Bahia), Montes Claros (MG), em Quixadá (CE). Nessas cidades os benefícios, aqui em fase piloto, serão ainda maiores, porque serão plantas industriais que aplicarão os conhecimentos desenvolvidos nessa planta piloto daqui".

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE