2ª fase do projeto Brasil das Águas começa pelo rio Araguaia

Publicado em: 19/05/2006 00:00:00

FOTO BANCO DE IMAGENS PETROBRAS

Começou no dia 14 de maio a primeira expedição do projeto Brasil das Águas - Sete Rios, patrocinado pela Petrobras. O Araguaia é o primeiro dos sete rios a receber o projeto no decorrer de 2006 e 2007. Devido à grande extensão, será percorrido em duas etapas: a primeira, em maio, irá da nascente (de carro) até Luís Alves (GO) e os barcos serão utilizados a partir de Baliza/Torixoréu. A segunda etapa será realizada em junho e vai de Luís Alves até a foz.
 
O Araguaia, que nasce em Goiás, perto do Parque Nacional das Emas, percorre 2 mil quilômetros pelo centro do país em direção sul-norte até confluir com o rio Tocantins. O rio marca o limite de quatro estados (GO, MT, TO e PA) e tem significativa importância para a sobrevivência das comunidades ribeirinhas. Por seu leito ser arenoso, na seca formam-se praias extensas de areia branca, muito procuradas para lazer e turismo. Porém, da nascente à foz, o rio é cada vez mais vulnerável a contaminações.
 
Além de sobrevoar toda a extensão do Araguaia para constatar a condição da mata ciliar e os impactos que vem sofrendo, a equipe o percorre de barco e coleta novas amostras para pesquisar a qualidade da água. Nas cidades de Alto Araguaia (MT), Santa Rita do Araguaia (GO), Barra do Garças (MT), Aragarças (GO), Aruanã (GO), Cocalinho (MT), Bandeirantes (GO) e Luís Alves (GO) serão realizadas apresentações abertas ao público para mostrar aos ribeirinhos o rio visto do alto e os impactos como erosões e voçorocas.
 
A equipe também ouve as preocupações e expectativas da população com o rio. A troca de informações ajudará a entender melhor as necessidades sócio-ambientais dos usuários do Araguaia. O intuito é sensibilizar as autoridades locais e incentivar os moradores a adotarem medidas apropriadas para um futuro saudável para o rio.
 
Veja as datas das apresentações:
 
- 16 de maio, às 19h, na Praça da Bandeira Alto Araguaia (MT) com apoio e participação da prefeitura e moradores de Santa Rita do Araguaia (GO);
- 18 de maio, às 19h, no Anfiteatro da Universidade do Vale do Araguaia - Univar - Rua Moreira Cabal, nº 1000 - Setor Mariano; Barra dos Garças (MT) com apoio e participação da prefeitura e moradores de Aragarças (GO);
- 21 de maio, às 19h, na Praça Couto Magalhães Aruanã (GO);
- 22 de maio, às 19h, na Praça do Cais Cocalinho (MT);
- 23 de maio, às 19h, na Praça Joaquim Pedro de Campos - Rua Artur Bernardes; Bandeirantes (GO);
- 24 de maio, às 19h, no Ranchão Luís Alves (GO).
×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE