Brasil retoma campanha por Santuário de Baleias do Atlântico Sul

Publicado em: 17/05/2006 00:00:00

FOTO DIVULGAÇÃO PETROBRAS

O Brasil lança, nesta quinta-feira, 18 de maio, em reunião a ser realizada em Washington, Estados Unidos, uma nova iniciativa pela criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul. A proposta, que visa banir em definitivo a caça de baleias na região, é objeto de campanha informativa lançada em conjunto pelo Projeto Baleia Franca, patrocinado pela Petrobras, e pelo Centro Mamíferos Aquáticos/IBAMA, com apoio da Companhia de Navegação Norsul.
 
Nesta reunião dos países pró-conservação que são membros da Comissão Internacional da Baleia (CIB), o Vice-Comissário do Brasil na CIB, José Truda Palazzo Jr., também coordenador do Projeto Baleia Franca, buscará o apoio das outras delegações para manter a proposta brasileira em pauta na própria Comissão e em outros foros internacionais.
 
E no próximo dia 24, iniciam-se, na nação caribenha de St. Kitts & Nevis, as reuniões preparatórias para a 58ª Reunião Anual da CIB. Ainda não se sabe se o Japão, que defende a volta irrestrita da caça à baleia, terá maioria de votos. Mas, segundo Truda, o Brasil pretende lutar para evitar que a caça volte ao Atlântico Sul.
A delegação científica brasileira na CIB é chefiada pela Dra. Karina Groch, bióloga chefe do Projeto Baleia Franca, e a delegação plenária, pela diplomata Maria Tereza Mesquita Pessôa.
×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE