Petrobras . Agência Petrobras

Inaugurado o primeiro Centro de Tecnologia em Dutos da América Latina

Publicado em: 10/05/2006 00:00:00

Em iniciativa pioneira na América Latina, foi inaugurado, hoje, 10 de maio, em Campos Elíseos, no Rio de Janeiro, o Centro de Tecnologia em Dutos - CTDUT - um laboratório de pesquisa em escala real para o desenvolvimento compartilhado de novas tecnologias em dutos, testes de produtos, equipamentos e sistemas de proteção ambiental utilizados na malha dutoviária. O Centro, também oferecerá capacitação de pessoal.  

Localizado próximo à Refinaria Duque de Caxias (Reduc), ao terminal da Transpetro e à Rio Polímeros (RioPol), o CTDUT funcionará como uma associação sem fins lucrativos, independente e aberta à participação de empresas, órgãos públicos, universidades e institutos de pesquisa, a fim de garantir a democratização do conhecimento. As instalações, de última geração, e a parceria com representantes do setor acadêmico e cientifico permitirão que o Centro atenda às necessidades específicas das empresas associadas, além de formar mão-de-obra especializada.

O centro de tecnologia será fundamental na inserção da indústria brasileira de dutos no mercado global, contribuindo de forma decisiva para reduzir o gargalo tecnológico do setor. As pesquisas do Centro igualmente fornecerão subsídios tecnológicos para assegurar ainda mais a responsabilidade ambiental das empresas que atuam nessa área.

O projeto de criação do CTDUT foi elaborado e desenvolvido por técnicos do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), em parceria com a Transpetro, e implementado pela PUC-Rio, gestora do convênio. Em sua construção foram investidos cerca de R$ 8 milhões, financiados com recursos do Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural- CTPetro, vinculado ao Ministério da Ciência e da Tecnologia por meio da Finep.

Numa segunda fase, será construído nessas instalações o primeiro duto para testes (chamado de "Loop") da América do Sul para reproduzir, em escala real, as condições usuais de transporte de petróleo e derivados. Com 2,4 mil metros de extensão, o "Loop" será utilizado no treinamento e na certificação de operadores e técnicos nos processos de montagem, inspeção e manutenção, bem como em testes de PIGs (equipamentos para limpeza e inspeção de dutos) e sistemas de proteção e vazamentos.

Esse empreendimento vai reduzir os custos de bens e serviços, aprimorar a qualidade e segurança das instalações dutoviárias, minimizando impactos ambientais e custos do desenvolvimento de estudos e projetos tecnológicos.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE