Projeto Água em Unidade de Conservação realiza encontro de professores

Publicado em: 05/05/2006 00:00:00

FOTO ILLONA STOPPELLI

Escolhido na primeira seleção pública do Programa Petrobras Ambiental, o projeto Água em Unidade de Conservação, coordenado pelo Instituto Terrazul e pelo Parque Nacional da Tijuca, inicia no dia 5 de maio (sexta-feira), em Teresópolis, Rio de Janeiro, o 1º Encontro de Professores. O tema do evento é a "Gestão de Recursos Hídricos em Unidade de Conservação", e, além de professores de escolas públicas, participam diretores e coordenadores pedagógicos de instituições de ensino e representantes de órgãos municipais.
 
O encontro integra a linha de ação "Educação ambiental para gestão - comunidade e escola". O projeto ainda tem outras três frentes de atuação: "Monitoramento e qualidade da água", "Proteção, manejo e recuperação da flora e do solo" e "Planejamento e gestão para a sustentabilidade econômica". Serão três dias de debates com o objetivo de levar subsídios para que os professores possam incluir o tema no conteúdo pedagógico das escolas.
 
No período de um ano e quatro meses, o projeto, que iniciou suas atividades em janeiro de 2005, formou três núcleos ambientais com a participação de alunos das escolas do entorno do Parque Nacional da Tijuca. Em 2006, o Instituto Terrazul pretende constituir mais três núcleos para ações de apoio à capacitação de jovens. Até dezembro deste ano, cerca de 1.600 alunos visitarão a Unidade de Conservação para conhecer os mananciais do Parque.
 
Com o objetivo de combater a poluição, o projeto Água em Unidade de Conservação, em parceria com o Instituto de Química da UFRJ, monitora mais de 30 pontos entre fontes, bicas e nascentes de captação de água no Parque, possibilitando o controle da qualidade da água. Para combater o desmatamento, foi construído um grande viveiro de mudas e houve o remanejamento de espécies raras. Em uma extensa área junto ao morro do Anhanguera, ao Pico do Perdido, ao Morro do Felizardo e à Cabana da Serra-Morro do Mateus, também foi realizado o plantio de mudas.
 
×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE