Petrobras . Agência Petrobras

Projeto Cata-Vida desperta interesse na Venezuela

Publicado em: 03/05/2006 00:00:00

FOTO FÁBIO CORRÊA

Uma equipe independente de vídeo da Venezuela desembarcou em São Paulo nesta terça-feira, 02/05, para registrar a experiência do projeto Cata-Vida, patrocinado pela Petrobras desde 2003 e implantado em dez municípios da região de Sorocaba (SP). Os 365 catadores incorporados ao projeto através de cooperativas regionais utilizam a coleta seletiva de lixo e comercializam o material reciclável, gerando receita para a rede. Há casos de cooperativas que conseguiram elevar em até 51% a renda familiar de seus catadores.

A equipe venezuelana vai produzir um programa especial para a TV, que terá por objetivo sensibilizar a iniciativa privada local para experiências bem sucedidas em cooperativismo.

 

Dados do Projeto

 

O Rede de Comercialização Solidária das Cooperativas de Sorocaba e Região (Cata-Vida) nasceu de uma iniciativa do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) para promover um processo de organização de catadores em cooperativas e associações, além de formar uma rede solidária envolvendo essas organizações, ajudando a resolver as dificuldades que enfrentavam quando comercializavam, de forma isolada, os materiais que coletavam em seus municípios. Com a iniciativa, o Ceadec pretende aperfeiçoar ações que visem a educação sócio-ambiental, a melhoria do processo e a ampliação da estrutura, com a capacitação de cooperados um aumento de 25% em suas rendas.

 

O Cata-Vida cumpre as etapas de coleta, armazenamento, beneficiamento, comercialização e industrialização, integrando os municípios de Sorocaba, Votorantim, Salto de Pirapora, Capão Bonito e Itapeva, no Estado de São Paulo. Atualmente, a rede comercializa mensalmente 193 toneladas de material reciclado.

 

A parceria com a Petrobras permite o estímulo à implantação da coleta seletiva nos municípios envolvidos; a melhoria da qualidade de vida aos habitantes da região; a melhoria da gestão administrativa das cooperativas e a inclusão de novos cooperados. O investimento da companhia possibilitou a aquisição de um caminhão e cinco microcomputadores, a capacitação dos catadores, palestras para alunos e líderes comunitários e o desenvolvimento e distribuição de materiais educativos e de divulgação.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE