13º Festival de cinema e vídeo em Cuiabá

Publicado em: 28/04/2006 00:00:00

Após cinco dias de filmes e debates, o "13º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá" chega ao fim no dia 29 de abril. Mais de 60 produções entre vídeos, curtas, médias e longas-metragens de aclamados ou novos diretores estão na disputa do troféu Coxiponé.

 

Formam o júri que irá premiar os vencedores: cineastas, críticos e representantes de instituições cinematográficas. Este ano, o tema em debate foi "Fronteiras", sobre o qual se discutiu principalmente as formas possíveis de intercâmbio cultural na América Latina.

 

Dos oito filmes indicados ao prêmio de melhor longa-metragem do festival, sete têm o patrocínio da Petrobras. Entre eles, está "Cinema, Aspirina e Urubus", do diretor Marcelo Gomes, premiado no Festival de Cannes, da França, em 2005.

 

Completam a lista dos filmes patrocinados: "Depois Daquele Baile", "Serras da Desordem", "Ao Sul de Setembro", "O Sol, caminhando contra o vento", "A concepção" e "Crime Delicado".

 

O único longa-metragem mato-grossense nesta edição, 'Ao Sul de Setembro',de Amaury Tangará, teve recorde de público, com todos os 405 lugares da sala de cinema ocupados. "Isso é um fato inédito no cinema de Mato Grosso", disse a produtora executiva do Festival Cybelle Bussiki, e explicou que o fato deve-se a melhoria na condição de trabalho dos cineastas locais, "esta edição do Festival bateu recorde de tudo: inscrição, público, credibilidade e prestígio".

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE