Petrobras . Agência Petrobras

Encontro debate presença da tecnologia social na mídia

Publicado em: 27/04/2006 00:00:00

Nesta quinta-feira, 27 de abril, a oficina 'Mídia e Tecnologias Sociais - Construindo Estratégias de Ação', se realiza no Rio de Janeiro, com a participação de 50 pessoas, entre jornalistas, fontes e professores de faculdades de Comunicação. Outros eventos já aconteceram em Porto Alegre (RS), Salvador (BA), e Recife (PE). Os próximos encontros serão realizados em Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Brasília, com encerramento desse ciclo previsto para o dia 6 de junho.

 

Cerca de 400 profissionais participarão das oficinas. O material gerado nesses eventos, junto com artigos e entrevistas, vai compor um livro-diagnóstico da cobertura da mídia impressa sobre o assunto Tecnologias Sociais. O lançamento da publicação está previsto para agosto próximo.

 

Os parceiros Petrobras, Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e a Fundação Banco do Brasil têm por objetivo tornar o livro uma ferramenta de trabalho para as partes envolvidas no assunto, visando aprimorar a qualidade do acompanhamento jornalístico ao setor.

 

Dados preliminares

 

O coordenador de Relações Acadêmicas da Andi,Guilherme Canela, divulgou na oficina realizada no Rio de Janeiro os resultados de uma pesquisa da entidade, em 2004, para avaliar o desempenho da mídia escrita na cobertura de assuntos ligados à Tecnologia Social.

 

De forma geral, o espaço que a mídia dedica ao assunto praticamente inexiste e, quando ocorre, é superficial. No universo pesquisado (751 textos extraídos de 58 publicações de todo o País), apenas 1,5% dos veículos usaram o termo Tecnologia Social. Em 40% desse conteúdo, as fontes são oficiais. Canela comentou os dados afirmando que "a pauta de Tecnologia Social ainda não faz parte da cobertura dos veículos considerados nacionais e, quando há menção, em geral ela cai de pára-quedas no contexto do material publicado".

 

O gerente de Responsabilidade Social da Petrobras, Luiz Fernando Nery, acredita que o crescimento do interesse da imprensa na cobertura de assuntos relacionados à Tecnologia Social é apenas questão de tempo. Afinal, ele é um dos pilares do modelo de desenvolvimento econômico brasileiro e, por isso, fatalmente entrará na agenda dos veículos de Comunicação. "Já há algumas luzes indicando que essa realidade começa a mudar" - acrescentou Nery.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE