Petrobras . Agência Petrobras

Reuso de água permitirá economia de 650 milhões de litros por mês

Publicado em: 27/04/2006 00:00:00

Implantar tecnologias de ponta para tratar despejos industriais e permitir o reaproveitamento da água é o objetivo do projeto Reuso de Efluentes em Refinarias, que acaba de ter mais uma etapa concluída. Coordenada pelo Programa Tecnológico de Meio Ambiente (Proamb), a pesquisa começou em 2001 com a seleção das técnicas mais eficazes disponíveis no mercado mundial. A primeira refinaria a receber, com sucesso, as novas tecnologias, desenvolvidas pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), foi a Refap, no Rio Grande do Sul.

Depois de testes e ajustes em unidades piloto, essas tecnologias - adequadas às necessidades da Petrobras - estão prontas para ser implantadas em escala industrial. Como os resultados são significativos, já estão em desenvolvimento os projetos de novas estações de reuso para cinco refinarias e para o Cenpes. As instalações permitirão economia de 650 milhões de litros de água por mês, o equivalente ao consumo de uma cidade com 150 mil habitantes.

As novas estações de reuso serão instaladas, até 2008, nas refinarias Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais, Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, Henrique Lage (Revap), Capuava (Recap) e Paulínia (Replan), em São Paulo. Nessas unidades, a água obtida após o tratamento dos efluentes será reutilizada nos sistemas de refrigeração e na geração de vapor, entre outras aplicações.

Essas práticas serão possíveis graças à adaptação de tecnologias já consagradas no exterior, como o biorreator a membranas, no qual microrganismos degradam material orgânico e outros poluentes; a eletrodiálise reversa, que retira os íons; e a clarificação avançada, que utiliza micro areia ou lodo para remover sólidos. No estudo dessas técnicas, o Proamb trabalhou em colaboração com a Gerência de Biotecnologia e Tratamentos Ambientais (BTA), as Unidades de Negócio de Abastecimento e de Engenharias, e as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE