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Parceria inédita lança Concurso Cultural Documenta Brasil

Publicado em: 26/04/2006 00:00:00

FOTO DIVULGAÇÃO PETROBRAS

Será lançado no dia 26 de abril, às 20h30 na Sala Cinemateca, em São Paulo, o Concurso Cultural Documenta Brasil, resultado de parceria inédita entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV), Petrobras e o SBT - Sistema Brasileiro de Televisão. O objetivo do concurso é selecionar quatro projetos de documentários que receberão recursos de R$ 550 mil cada. Esse valor destina-se à produção de documentários que serão exibidos pelo SBT e posteriormente, em versão de longa-metragem, em salas de cinema digital. Somente poderão concorrer empresas brasileiras de produção independente e projetos inéditos com conteúdo nacional.

 

A seleção ficará a cargo da uma comissão especial formada por profissionais indicados pelas instituições e empresas parceiras da iniciativa.  Cada documentário será finalizado em duas versões: uma para cinema, com 70 minutos, e uma para TV, com 48 minutos. Os filmes podem ser captados nos seguintes suportes: película 16 mm e 35 mm, Vídeo de Alta Definição HD, Beta Digital, DV-Cam ou formato tecnológico superior. As obras devem ser finalizadas em Beta Digital e concluídas até abril de 2007. A previsão de exibição no SBT é de maio a junho de 2007, e o lançamento nos cinemas a partir de julho de 2007.

 

Documenta Brasil promove a aproximação da produção independente com a televisão brasileira, por meio do enlace do cinema com a TV. Essa parceria inédita apresenta modelo inovador, em que coloca as políticas públicas para o desenvolvimento do audiovisual realizadas pelo Ministério da Cultura em sintonia com o mercado por meio do SBT. Também confere nova profundidade às ações de patrocínio cultural da Petrobras, cujos resultados positivos desenham novo arranjo produtivo que valoriza a diversidade cultural e a pluralidade estética na programação de cinema e televisão no Brasil. Faz parte da política de atividades da ABPI-TV focalizar a promoção e difusão da produção nacional do cinema e televisão dos produtores independentes.

As inscrições prosseguem até 26 de junho e o regulamento do concurso estará disponível na homepage oficial do concurso Documenta Brasil (www.documentabrasil.abpitv.com.br) e também nos sites do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), do SBT (www.sbt.com.br) e do Sebrae (www.sebrae.com.br).

 

Opinião dos parceiros

 

Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura - "O programa Documenta Brasil é um passo decisivo para a articulação de novos modelos para o relacionamento da televisão brasileira com a produção independente. Ele surge do amadurecimento dos conceitos praticados inicialmente pela Secretaria do Audiovisual junto às TVs públicas com o programa DOCTV e articula na prática o enlace do cinema com a televisão. É uma iniciativa pioneira que contou com a adesão estratégica da Petrobras e do SBT", afirma Orlando Senna, secretário do Audiovisual Orlando.

 

ABPI-TV - "Esse momento é um marco para a produção independente. É a primeira vez que uma TV comercial e a produção independente criam um modelo de negócios para fomentar o relacionamento entre produtoras e exibidoras. É uma parceria entre exibidor, produtor e patrocinador apoiada pela política pública do Ministério da Cultura para criar um novo modelo da indústria audiovisual", comenta Fernando Dias, presidente da ABPI-TV.

 

Petrobras - "A Petrobras vem investindo há muitos anos em editais de seleção pública para a produção e difusão de filmes para salas de cinema, o que vamos continuar, claro. O Documenta Brasil é uma iniciativa inovadora, pois viabiliza que documentários, também escolhidos em processo de seleção pública, encontrem o grande público espectador, através da TV aberta", opina Eliane Costa, gerente de Patrocínio da Petrobras.

 

SBT - "Para a direção do SBT, o Documenta Brasil é um incentivo ao cinema brasileiro, que hoje está no mesmo patamar das melhores produções internacionais. O fato de a emissora ter sido convidada a ser uma das parceiras deste projeto é uma prova da credibilidade conquistada ao longo de seus 25 anos de existência", afirma Rodrigo Marti, diretor de Novos Negócios do SBT. 

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