Petrobras . Agência Petrobras

Programa Petrobras Jovem Aprendiz conclui no final de maio contratações no Sudeste

Publicado em: 24/04/2006 00:00:00

FOTO STÉFERSON FARIA

Estão em andamento, e serão concluídas no final de maio, as contratações dos 1.626 jovens dos estados da região Sudeste que integrarão o Programa Petrobras Jovem Aprendiz.

 

Deste total, 417 jovens dos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias já iniciaram treinamento, encerrando a fase de contratações locais. O contingente restante, que totaliza 1.209 jovens, virá dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e da região de Macaé (RJ), esta última com 645 aprendizes.

 

A coordenação do Programa estima que, até o final de julho, os 2.777 jovens a serem selecionados em todo o País já estarão contratados para o período de treinamento, que poderá se estender por até dois anos. Após o Sudeste, virão as contratações do Nordeste (894) e do Sul (160) e, em seguida, as do Norte (78) e Centro-Oeste (19). Os jovens, meninos e meninas de 15 a 18 anos incompletos, que vivam em situação de risco social e estejam obrigatoriamente cursando o ensino regular, são selecionados através de organizações da sociedade civil vinculadas ao cadastro único do Governo Federal, nas regiões onde a Petrobras tenha unidades de negócios.

 

Detalhes do Programa

 

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz, lançado no dia 4 de abril, vai oferecer capacitação técnica a 2.777 jovens com idade entre 15 e 18 anos incompletos, inscritos nos programas federais Bolsa Família e Primeiro Emprego.

 

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Fundação Abrinq, Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) e Fundação Pró-Cefet são as entidades parceiras do Programa.

 

Durante a cerimônia de lançamento do Programa, no prédio Sede da Petrobras, estiveram presentes o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, os presidentes da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, da Transpetro, Sérgio Machado, e da Petrobras Distribuidora, Rodolfo Landim, além de dirigentes das entidades parceiras. Também participaram os 417 aprendizes recrutados nos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.

 

Etapas do Programa

 

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz, que integra o Programa Petrobras Fome Zero, tem como objetivo promover a inclusão social de jovens em situação de pobreza e miséria, por meio de sua qualificação social e profissional, contribuindo assim para a inserção no mercado de trabalho, tendo como fundamento a Lei 10.097/2000.

 

A Petrobras, a Transpetro e a Petrobras Distribuidora investirão R$ 42 milhões na contratação dos 2.777 aprendizes, residentes nas proximidades das áreas de influência das unidades da Petrobras em diversas regiões, que serão treinados e capacitados para o mercado de trabalho. Eles terão carteira assinada como aprendizes, cumprirão jornada máxima diária de quatro horas e receberão salário mínimo integral, ticket refeição, 13º salário, férias coincidindo com as férias escolares, vale transporte, FGTS e assistência previdenciária.  Os cursos terão duração de até dois anos, e serão escolhidos de acordo com as necessidades de cada região atendida pelo Programa.

 

Distribuição regional

 

Todas as regiões do País onde a Petrobras tem atividades serão contempladas com contratações de jovens aprendizes. A região abrangida pelo entorno do município fluminense de Macaé será contemplada com o maior contingente, totalizando 645 aprendizes. O Estado da Bahia ficará com a segunda maior cota, de 432 jovens.

 

A inserção dos jovens no Programa respeitará os seguintes critérios: incorporar diversidade de sexo e cor; portadores de deficiências; jovens residentes em locais  de  maior  risco social; jovens que cumprem medidas sócio-educativas não restritivas de liberdade. Eles serão selecionados através de organizações da sociedade civil ligadas aos programas sociais do Governo federal.

 

Os telefones de contato com a Fundação Pró-Cefet são: (21)2533-2283 e (21)2221-8216.

 

 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE