Workshop marca o lançamento da 2a. fase do Projeto Brasil das águas

Publicado em: 30/03/2006 00:00:00

FOTO DIVULGAÇÃO PETROBRAS

Denominada "Sete Rios", a 2ª fase do projeto, patrocinado pela Petrobras, assim como a 1ª fase, irá efetuar um levantamento em sete rios brasileiros que possuam indicadores de boa qualidade de água, mas que estejam em regiões de risco em termos de preservação.


Uma expedição ouvirá as preocupações das populações ribeirinhas em cada rio selecionado. Serão postos em evidência, por meio de imagens aéreas e pesquisas, os eventuais problemas e as fragilidades ambientais, observando aspectos como ocupação desordenada das margens, utilização intensiva de agrotóxicos, uso do solo, erosão, tratamento de esgoto e lançamento de efluentes. Os dados coletados servirão de base para identificar os principais riscos que ameaçam cada rio e para a elaborar um programa de preservação que levará em consideração as situações sociais, econômicas e ambientais das regiões observadas.


Baseado nos resultados da 1ª fase do Brasil das Águas, que realizou um mapeamento inédito dos principais rios e bacias do país para catalogar e analisar as águas doces do país, foram pré-selecionados 19 rios, distribuídos em sete regiões. O workshop, com autoridades ligadas ao tema, cientistas e pesquisadores, elegerá seis rios para serem estudados. Os rios que serão estudados pela 2ª fase do projeto Brasil das Águas são: Rio Guaporé (RO e MT), Rio Verde (MT), Rio Grande (GO e BA), Rio Miranda (MS), Rio Ribeira (PR e SP) e Rio Ibicuí (RS). Os rios estão localizados em diferentes regiões e atingem quatro biomas: Mata Atlântica, Pantanal, Amazônia e Pampa. O sétimo foi definido previamente. Será o Rio Araguaia (GO, TO, MT e PA), escolhido devido à rica biodiversidade de suas águas e pela necessidade de preservar um rio ainda vivo que atravessa dois mil quilômetros bem no centro do Brasil. As expedições serão realizadas a cada trimestre, a primeira começa em maio.
 
A seleção foi definida em workshop realizado no dia 11 de abril (terça-feira), no Clube Naval da Marinha, em Brasília, com autoridades, cientistas e pesquisadores ligados ao tema.
 
Após o workshop os participantes se juntaram aos jornalistas em uma coletiva de imprensa no Clube Naval da Marinha, com a exibição do carro, dos dois barcos e o do hidroavião que serviram às expedições.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE