RJ: Ações socioambientais são promovidas durante o Brasil Surf Pro

Publicado em: 03/11/2011 10:38:59

Durante a quarta etapa do Brasil Surf Pro, principal campeonato de surfe do país, a Petrobras vai promover na praia da Barra da Tijuca (RJ), entre esta quarta-feira (02/11) e domingo, uma série de ações socioambientais e de entretenimento. As iniciativas integram a plataforma Petrobras Surf pelas Florestas, que tem foco na conscientização ambiental e melhorias no ecossistema local.

Escolas e projetos sociais da capital fluminense farão excursões para conhecer o ecossistema do Parque Municipal de Marapendi, com palestra, gincanas e caminhada pelas trilhas, além da visita à Tenda Petrobras Surfe pelas Florestas, montada no local do evento. Crianças de vilas olímpicas de diferentes comunidades da cidade se encontrarão no evento.

O objetivo do projeto é apresentar à população os valores ambientais no Ano Internacional das Florestas, instituído pela ONU. Assim, o tema sustentabilidade será reforçado no universo dos surfistas e frequentadores da praia. A ideia é mostrar que um evento com planejamento sustentável e ações socioambientais deixa legados para a região onde é realizado.

Tainá - A etapa carioca do Brasil Surf Pro receberá uma visita ilustre no fim de semana. Trata-se da indiazinha Wiranu, atriz mirim que interpretou a personagem Tainá no longa-metragem “Tainá – A Origem” (2011), patrocinado pela Petrobras e que fecha a trilogia da menina que protege a natureza. A menina, de 7 anos, faz parte da tribo Tembé, da aldeia Tekohaw, situada no sudeste do Pará, no município de Paragominas. No Rio, ela será apresentada ao mar pela primeira vez e fará uma aula de surfe. Seguindo o mesmo formato da bateria social realizada na etapa de Búzios (RJ), projetos sociais de surfe – Rocinha Surf Escola, Favela Surf Clube, O’SURFE e CADES – participarão de uma bateria composta por equipes, com participação de categorias infantis.

A neutralização de emissões de carbono continua no Brasil Surf Pro 2011, considerado um dos campeonatos mais sustentáveis do mundo e patrocinado pela Petrobras pelo segundo ano consecutivo. Todas as emissões de CO2 do campeonato e de seus participantes serão calculadas e neutralizados com o plantio de um número correspondente de árvores no corredor ecológico Tinguá-Bocaina, também no Rio de Janeiro. O programa Petrobras Surf Pelas Florestas é apoiado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Programação Petrobras Surf pelas Florestas:

Terça-feira, 1/11
- Excursão de escolas para Parque Municipal da Marapendi

Quarta-feira, 2/11
- Excursão dos projetos sociais de surfe para o campeonato e Curso de Capacitação em Pedagogia Ambiental para Instrutores de Surfe

Quinta-feira, 3/11
- Excursão das escolas municipais para o campeonato

Sexta-feira, 4/11
- Excursão de Vilas Olímpicas para o campeonato

Sábado, 5/11
- Bateria de Tag Team com os Projetos Sociais de Surf e plantio de mudas de mangue e restinga no Canal de Marapendi;
- Remada pelas lagoas da Barra: participantes da ação descerão pelo Canal Marapendi usando stand up paddle (pranchas que os praticantes movem por meio de um remo), pranchões, canoas e barcos num movimento de preservação das lagoas da Barra.

Domingo, 6/11
- Mutirão de Limpeza da praia e atividades com Adapt Surfe - surfe para pessoas com deficiência

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE