Petrobras . Agência Petrobras

AM: Petrobras apresenta Festival Internacional da Canção de Itacoatiara - Fecani

Publicado em: 02/09/2011 17:30:25

Os sertanejos Bruno e Marrone e a sambista Alcione animam o maior festival de música da Região Norte

Começou nesta sexta-feira (02/09) o tradicional Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), maior evento de música do Norte, que acontece todos os anos no mês de setembro. Durante três dias, o festival, que tem o objetivo de desenvolver e divulgar novos talentos amazonenses da música, apresenta uma programação cultural diversificada e traz, como atrações nacionais os sertanejos Bruno e Marrone, a sambista Alcione e o grupo Sorriso Maroto.

Itacoatiara, município do estado do Amazonas, vem ocupando uma relevante posição nacional, sendo considerada uma das mais dinâmicas do Brasil. Conhecido como Cidade da Pedra Pintada, o município possui na entrada da área urbana uma pedra pintada com um escrito indígena do tupi itá: pedra; e coatiara: (pintado, gravado, escrito, esculpido) que deu origem ao nome atual da cidade.

A cultura de Itacoatiara, assim como do Amazonas, foi influencidada pelos povos nativos da região e pelos diversos grupos de imigrante e emigrantes que ali ficaram. Por conta disso, Itacoatiara tornou-se uma cidade com grande miscigenação cultural e diversificadas culturas.

A Petrobras maior empresa brasileira e maior incentivadora da arte e da cultura nacional, é patrocinadora do Fecani e reforça o objetivo de contribuir para o fortalecimento das oportunidades de criação, produção e difusão da cultura brasileira.

O Fecani nasceu de uma vontade de estimular a produção musical. No início, um pequeno evento, que reunia apenas compositores locais e de Manaus. Mas, o evento tomou outra proporção e ganhou adeptos, que todo o final de setembro se deslocavam de suas cidades para prestigiar o Festival. Hoje, o Fecani acontece no Centro Cultural Iracema Holanda, num espaço que demonstra a grandeza do Festival.

Segundo, o gerente setorial da Regional Norte, Centro-Oeste e Minas Gerais, José Samuel Magalhães, para a Petrobras é gratificante apoiar o Fecani, pois além de estimular a cultura abre espaço para apresentações de cantores e bandas locais. “Iniciativas como esta estimulam o acesso dos cidadãos aos bens culturais e contribuem para a afirmação da cultura como direito dos brasileiros”, afirma.

Mais informações sobre o Festival acesse o site www.fecani.com.br.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE