Equipe Petrobras Lubrax aumenta marca histórica no Rally dos Sertões

Publicado em: 04/08/2011 17:58:24

A Equipe Petrobras Lubrax, conhecida por ser a única no mundo a competir em três categorias simultaneamente das principais competições de rali, passa por um momento muito especial de sua trajetória. Entre os dias 9 e 19 de agosto, a equipe fará a 17ª participação consecutiva o Rally Internacional dos Sertões e em janeiro de 2012 completa 25 anos de Rally Dakar. Além disso, a Petrobras Lubrax é a equipe com mais vitórias no Sertões: dez na classificação geral (cinco de moto, duas de carro e três de caminhão), além de títulos nas respectivas categorias.

“Este ano a Petrobras nos forneceu um combustível ainda melhor, com um número de cetanas (índice que mede a qualidade de ignição de combustível) mais alto, acarretando mais desempenho no motor. Felizmente, nossos parceiros têm esse comprometimento de fornecer bons produtos que nos permitam melhores condições de participar”, destacou o piloto André Azevedo, que compete entre os caminhões com o robusto Mercedes-Benz Atego.

O novo diesel Podium tem teor máximo de enxofre de 50 ppm (partes por milhão). O novo produto já está disponível, inicialmente, em aproximadamente 60 postos de combustíveis do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Na categoria carros, o piloto Jean Azevedo ressalta evoluções também em seu carro, um protótipo desenvolvido na oficina de competições da equipe em São José dos Campos (SP). “Este ano nós preparamos bem os veículos e isto é necessário para enfrentar os mais de quatro mil quilômetros do Rally dos Sertões”, afirmou. Em 2011, Jean pilotará o carro da equipe pela quarta vez, após cinco vitórias entre as motos e uma de carro na categoria Protótipos, sendo um dos competidores com mais conquistas. “Nós teremos dez dias para chegar ao pódio. E isso não é nada fácil, pois muitas etapas serão inéditas, em locais que nunca percorremos”, acrescentou.

“Pelo que nos foi exposto pela organização de prova, o rali já terá um início bem duro em Goiás e Tocantins, com muitas serras e pedras. Em seguida entraremos no Jalapão, local onde acontecerá a etapa chamada de Maratona, quando não teremos assistência mecânica. Ou seja, teremos que administrar muito bem a máquina, pois não teremos manutenção ao final do dia”, disse o navegador Emerson Cavassin, também conhecido como “Bina”.

Completando o time, em duas rodas Denisio do Nascimento representa a Petrobras Lubrax pela segunda vez. No ano passado, ele sofreu uma queda e teve que abandonar a competição. Em 2009, o piloto foi o primeiro colocado no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

Preparação física

Os competidores de moto são os que mais enfrentam as adversidades climáticas e sentem o esforço físico em etapas longas do Rally dos Sertões, de cerca de 300 quilômetros por dia.

“Faço academia todos os dias, treino com a moto no mínimo duas vezes por semana e com uma carga horária alta, além de intensificar o treino também de bicicleta no restante do tempo. E o incentivo para tanto empenho é alcançar o lugar mais alto do pódio”, contou Denisio do Nascimento, que pilotará a moto da Equipe Petrobras Lubrax na categoria Super Production 450 cilindradas.

Embora o rali aconteça no mês de agosto, inverno brasileiro, as temperaturas no Sertão costumam ser bem altas. Dessa maneira, os competidores precisam manter um excelente preparo físico antes da prova para que consigam suportar os dez dias em condições extremas.

Nos dias 15 e 16 de agosto acontecerá a Etapa Maratona, justamente na região mais difícil do roteiro. “O Deserto do Jalapão, no Tocantins, é um velho conhecido dos competidores. Se o competidor tiver qualquer problema em seu equipamento a probabilidade de não conseguir continuar no rali é muito grande. Uma etapa como essa em um local complicado como o Jalapão definirá os primeiros colocados”, concluiu o experiente piloto Jean Azevedo.

O Rally dos Sertões terá início no dia 9 de agosto na cidade de Goiânia (GO) e percorrerá 4.026 quilômetros até chegar em Fortaleza (CE) no dia 19. No total, cinco Estados farão parte do roteiro: Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará.

Bastidores da Equipe

Durante a competição a Equipe Petrobras Lubrax atualizará seus canais de comunicação, como o Twitter (www.twitter.com.br/brasildakar) e o blog do Rally dos Sertões (www.webventure.com.br/blogequipepetrobras), além de seu site oficial (www.brasildakar.com.br)

Sobre a Equipe Petrobras Lubrax

Patrocínio de esporte motor mais antigo da Petrobras – teve início em 1996 - a parceria contribui para testar os lubrificantes e combustíveis em condições extremamente adversas. Pioneira no esporte, a Equipe Petrobras Lubrax ficou conhecida por ter sido a primeira a ter participado do Rally Dakar, em 1988. Com o passar dos anos ela manteve a sua evolução e hoje é a única equipe do mundo a competir o Dakar em três categorias simultaneamente: moto, carro e caminhão. Também possui o maior número de vitórias no Rally dos Sertões: dez no total. Atualmente, a Equipe Petrobras Lubrax compete nas principais provas nacionais e internacionais, conquistando sempre resultados de excelência e representando com seriedade e dedicação o seu País. 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE