SP: Petrobras lança projeto Memória do Esporte Olímpico

Publicado em: 11/07/2011 15:35:38

A Petrobras lança nesta segunda-feira (11/7), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que integra o programa Petrobras Esporte & Cidadania. O projeto é uma iniciativa inédita que vai selecionar e produzir documentários sobre a história do esporte olímpico brasileiro, por meio de seleção pública de âmbito nacional.

Por meio do projeto Memória do Esporte Olímpico, serão produzidos nove filmes de 26 minutos que, além de contribuir para o desenvolvimento de um acervo audiovisual sobre o esporte, tem como objetivos homenagear grandes nomes do esporte nacional e difundir e estimular a prática esportiva.

“O Programa Petrobras Esporte & Cidadania é a maior ação de apoio ao esporte já lançada no país, com investimentos de R$ 265 milhões até 2014. O programa vai mudar a realidade de muitas crianças e jovens e formará uma nova geração de cidadãos. O projeto Memória do Esporte Olímpico possibilitará a preservação da história do esporte brasileiro” destaca Wilson Santarosa, gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobras.

“Temos uma grande oportunidade de contar a história dos heróis brasileiros, mesmo que não sejam medalhistas. O projeto vai contar para novas gerações a história de grandes brasileiros que estão na estrada olímpica. Isso sim é uma oportunidade de ouro”, observa o jornalista e diretor da ESPN Brasil, José Trajano, um dos idealizadores do projeto junto com o Instituto de Políticas Relacionais (IPR). Este último será o responsável por coordenar o projeto, desde a abertura do edital até a conclusão e exibição dos filmes.

Na opinião de Daniela Greeb, presidente do Instituto de Políticas Relacionais, a iniciativa é fundamental para resgatar a memória do esporte olímpico brasileiro. “Para nós, registrar a memória do esporte é um ato de cidadania”, define Daniela.

Sobre o projeto

O processo de seleção será realizado em duas etapas: após a inscrição, serão escolhidas as propostas consideradas mais pertinentes ao edital, que depois concorrerão entre si em um pitching (instrumento jurídico que visa selecionar conteúdos com agilidade). A definição será feita por uma comissão de profissionais de notória especialização. Depois desse processo, as equipes dos nove documentários finalistas participarão de oficinas de captação de áudio, imagem, roteiro, edição e seleção de conteúdo.

Além dos documentários, será produzido um longa-metragem de 52 minutos, que abrirá a mostra realizada ao final do projeto. O filme será dirigido pelo cineasta Ugo Giorgetti, convidado especial do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro.

O programa Petrobras Esporte & Cidadania inclui ainda o Esporte de Rendimento - por meio do apoio às confederações de boxe, esgrima, taekwondo, remo e levantamento de peso -, Esporte Educacional - que apoia projetos esportivos voltados para a inclusão social - e Esporte de Participação - por meio do qual a Petrobras apoia iniciativas desportivas em todo o país, voltadas para o bem-estar e interação social da população).

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE