Projetos patrocinados pela Petrobras lançam livros sobre o meio ambiente para as crianças

Publicado em: 11/10/2021 14:13:53

FOTO DIVULGAÇÃO

Instituto Coral Vivo e Meros do Brasil incentivam a conscientização ecológica a partir da infância com material que pode ser baixado gratuitamente na internet

O despertar ainda na infância de como é importante a preservação ambiental é tema de duas publicações com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que serão lançadas na semana do Dia das Crianças. O projeto Coral Vivo vai lançar o livro “Grude-Grude”, sua primeira obra literária voltada para o público infantil, nesta segunda-feira (11/10). Já o projeto Meros do Brasil lança, em 12 de outubro, um e-book com atividades voltadas a crianças de 0 a 6 anos. As duas publicações vão ficar disponíveis, gratuitamente, para download na internet.

Livro será adotado por escolas e bibliotecas públicas do Rio

A Petrobras investe em iniciativas que desenvolvem o processo de conscientização ecológica nas crianças. Como acontece com o “Grude-Grude”, ambientado nos mares do Sul da Bahia, explora o universo marinho dos recifes de coral. O enredo mostra a história de um polvo que adora se camuflar e assusta os outros bichos com sua presença faminta. A bicharada toda foge, se esconde e dança junto com a fome do polvo. Até que, de repente, o molusco superinteligente para e seus três corações disparam ao se deparar com um predador.

Toda a narrativa, visual e escrita, foi criada com a consultoria da bióloga Débora Pires, fundadora do projeto Coral Vivo e exímia pesquisadora do mundo submarino. Além da possibilidade de fazer o download no site www.coralvivo.org.br, a publicação tem uma versão que foi adotada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e irá compor o acervo das 1.546  salas de leitura das escolas, creches e espaços de desenvolvimento infantil da rede, além das 14 bibliotecas escolares municipais, para ser usado nas turmas com crianças em fase de alfabetização.

E-book com atividades voltadas à primeira infância

Patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental desde 2006, o projeto Meros do Brasil vai comemorar o Dia das Crianças com o lançamento de um e-book com a temática ambiental. O material estará disponível para download gratuito no site www.merosdobrasil.org e Instagram do projeto a partir do dia 12.

O livro digital traz mais de 40 atividades, com o conteúdo desenvolvido a partir das discussões e conceitos abordados em um curso de formação que reuniu, em julho deste ano, 40 educadores da Rede Meros do Brasil e de outros 23 projetos sociais, ambientais e esportivos patrocinados pela Petrobras.

O conteúdo é dividido por faixa etária. Para bebês (a partir de 6 meses) são sugeridas atividades para estimular a locomoção e os cinco sentidos. A partir de 1 ano, as crianças são estimuladas a executar atividades manuais como colagem e pinturas. Para crianças entre 5 e 6 anos, além das atividades citadas, são sugeridas experiências que aguçam a curiosidade e a análise crítica, para que comecem a refletir, por exemplo, sobre os efeitos da poluição para o planeta.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE