Transpetro alerta sobre segurança na faixa de dutos no Dia do 168

Publicado em: 17/08/2020 11:12:51

FOTO DIVULGAÇÃO TRANSPETRO

Companhia lança página educativa no Facebook para reforçar informações e riscos associados a intervenções não autorizadas nas instalações

Este ano, a Transpetro faz de maneira virtual o alerta aos riscos que as tentativas de furtos em dutos podem trazer para as comunidades vizinhas às suas instalações. A companhia lançou, em 16/8, uma página no Facebook, a “Ligue Grátis 168”, que será mantida pela Transpetro e terá o objetivo de reforçar informações sobre segurança na faixa de dutos. O lançamento do perfil acontece no Dia do 168, data em que a companhia celebra, pelo terceiro ano consecutivo, o Dia de Segurança na Faixa de Dutos e aproveita para divulgar o seu número 168. O telefone continua sendo o canal oficial da companhia para contato direto entre a empresa e a população no recebimento de informações sobre ações não autorizadas em dutos. O anonimato é garantido, a ligação é gratuita e o telefone funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

O engajamento entre a Transpetro e as comunidades na luta contra a prática ilegal de furto de petróleo e derivados em dutos, também conhecida como derivações clandestinas, tem surtido efeito. Comparando-se o primeiro semestre do ano passado com o mesmo período de 2020, houve um aumento de 51% nas chamadas recebidas pelo canal sobre furtos, danos e/ou invasão e presença de máquinas, veículos e pessoas suspeitas nas faixas de dutos. A companhia reforça a importância da colaboração dos moradores vizinhos aos dutos para minimizar o perigo que todos correm com esses atos criminosos.

Ações porta a porta

A Transpetro fará, ainda, uma ação porta a porta em comunidades do estado de São Paulo consideradas estratégicas, para um bate papo com as famílias, entre os dias 10 e 20/8. A companhia busca aumentar a conscientização da população local e estimular as pessoas a utilizar o canal 168 para informar sobre suspeitas de derivações clandestinas, além de reforçar o plano de emergência local, em casos de ocorrências. As equipes envolvidas farão as abordagens obedecendo todos os protocolos de segurança em vigência em função da pandemia do novo coronavírus.

As atividades serão realizadas em comunidades das cidades de São Paulo, Guarulhos, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Nazaré. Em São Paulo, a ação será no Parque Savoy, nas comunidades de Savoyzinho, Mar Vermelho e Jardim Nossa Senhora do Carmo. Em Guarulhos, os comunicadores percorrem o Bairro dos Pimentas, na comunidade de Parque Jandaia. Já em Salesópolis e Santa Branca, o porta a porta acontece no Hotel Fazendão, nas comunidades Nascente do Tietê, Hidalgos, Mirandas e Cooperativa de Eucaliptos. Em Santa Isabel e Nazaré, a atividade se dá nas comunidades de Estrada da Pedra Branca e Estrada do Cuiabá.

Pró-Dutos

As atividades fazem parte do Programa Integrado Petrobras de Proteção de Dutos (Pró-Dutos). Além do relacionamento com as comunidades vizinhas à rede de dutos, o programa prevê diversas outras frentes no combate, redução e mitigação de riscos relacionados aos furtos nos dutos. São ações multidisciplinares em seis áreas: inteligência, legislação, responsabilidade social, comunicação, tecnologia de operação e de contingência – todas elas desenvolvidas em uma atuação colaborativa com as forças públicas de inteligência e segurança dos Estados e do Governo Federal.

As derivações clandestinas constituem um risco real de vazamentos, incêndios ou explosões. Intervenções não autorizadas podem causar impactos à vida das comunidades vizinhas às faixas de dutos, ao meio ambiente por contaminação de solo e rios, aos consumidores e ao processo econômico. Além do número 168, o contato com a Transpetro também pode ser feito por serviço de recados digitais instantâneos (Whatsapp), pelo número (21) 999920-168, com mensagens de texto, voz, vídeo ou mesmo fotografias de qualquer movimentação suspeita próxima aos dutos. Quem sentir cheiro forte de combustível ou observar pessoas ou veículos pesados trabalhando próximo aos dutos, em especial fora do horário comercial, deve ligar para o 168. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.

Outra ferramenta disponível é o site www.roubonosdutos.com.br. A página reúne as ações de prevenção da companhia contra o furto de combustíveis, explica como funciona o transporte por dutos e traz outras informações relacionadas ao tema.

Áudios de Marcos Galvão, coordenador do Pró-Dutos:

• O que é o Dia do 168?

• O que é o Pró-Dutos?

• O transporte por dutos é seguro?

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE