Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras e Projeto Tamar comemoram 15 anos do Oceanário de Aracaju

Publicado em: 14/06/2017 10:29:02

Parceria comemora primeira reprodução fora do ambiente natural de tubarão lixa no estado

O Projeto Tamar e a Petrobras comemoraram, nesta terça-feira (13/6), os 15 anos do Oceanário de Aracaju. Criado em 2002, o espaço, primeiro do Nordeste, reúne cerca de 70 espécies nativas de Sergipe e já recebeu quase 2 milhões de visitantes. O evento celebrou ainda a primeira reprodução de tubarões lixa (Ginglymostoma cirratu) fora do ambiente natural no estado. Essa reprodução é importante porque a espécie está ameaçada de extinção. A expectativa é que os filhotes de tubarão nasçam até o final deste mês ou no início de julho.

O Oceanário conta com visitas orientadas, palestras e exposições para fortalecer a sensibilização dos moradores da região e visitantes para conservação do ecossistema marinho e das riquezas do rio São Francisco. Além disso, diariamente, ocorre alimentação dos animais nos aquários e tanques e os visitantes podem acompanhar e ajudar o monitor a dar comida aos tubarões lixa.

A Petrobras patrocina o Tamar há 35 anos, contribuindo com a proteção de mais de 93 mil ninhos de tartarugas marinhas no estado. O evento desta terça-feira faz parte das comemorações dos 35 anos da parceria da Petrobras com Projeto Tamar. Hoje o projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Até o final do ano, o Tamar espera atingir a marca de 35 milhões de filhotes protegidos e comemorar o nascimento do “Filhote 35 milhões”. "Esse patrocínio é o mais antigo em nossa carteira de projetos socioambientais e evidencia nosso compromisso com as questões ambientais", comemorou o Gerente Geral da Unidade Operacional Sergipe/ Alagoas da Petrobras Paulo Marinho.

O Projeto Tamar começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. Atualmente o projeto alcança cerca de 1.100 km de praias, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE