Petrobras . Agência Petrobras

Gerente da Petrobras apresenta projeto para Refinaria Potiguar Clara Camarão

Publicado em: 18/11/2009 17:57:23

O gerente geral da Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC), Ney Argolo, concedeu entrevista coletiva à imprensa nesta quarta-feira (18/11), sobre a ampliação da refinaria, a implantação da unidade de produção de gasolina e projetos de melhorias na área logística.

O crescimento do mercado, explicou Argolo, é um dos motivos que justificam a ampliação da refinaria. Segundo ele, os produtos da RPCC atenderão não apenas ao Rio Grande do Norte, mas também a regiões do Ceará e da Paraíba. “Temos facilidades logísticas para atender esses estados”, disse, citando as rodovias como exemplo. “Nosso objetivo é produzir 547 mil m³ (no ano) de diesel em 2010. É um aumento de mais de 20% sobre a produção de 2009 (450 mil m³)”, ressaltou Argolo.

Querosene para atender aeroportos do Nordeste

O gerente também comentou sobre as perspectivas de aumento de produção de querosene de aviação (QAV). “O mercado de QAV na região é crescente. O aeroporto de Natal tem se mostrado de grande movimentação. Temos também o de Fortaleza, Recife e João Pessoa, que podemos atender com nosso QAV, que é de altíssima qualidade”, afirmou. A produção de QAV estimada para 2010 é de 91.250 m³ no ano, contra 82.926 m³ estimados para este ano.

Argolo afirmou que estão previstos investimentos de US$ 215 milhões nas novas instalações, que incluem nove tanques e uma unidade de produção de gasolina. Em dezembro de 2010, estima-se que a refinaria esteja produzindo 21 mil litros de gasolina por mês.

O gerente também revelou que, após as obras, a RPCC contará com um novo quadro de bóias, possibilitando operação com navios de até 50 mil toneladas, além da construção prevista de 23 km de duto, sendo 19,6 km destes submarinos.

O executivo ainda demonstrou, através do mapa da refinaria, como será a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Pólo de Guamaré, prevista para a tarde desta quinta-feira (19/11).

O secretário de Energia do Estado do Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates, também participou da entrevista coletiva e disse estar muito satisfeito com a implantação da refinaria no estado.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE